Calendário gastrônomico

Acho engraçada essa cultura de comer uma determinada comida apenas em uma época especifica do ano. Digo, quem fez as regras sobre o cardápio de determinados meses e feriados?

O panettone, por exemplo, só pode ser apreciado entre novembro e janeiro, ninguém liga se você gosta e quer comer em julho, você não vai, não adianta nem procurar nos mercados, é como esperar a nova temporada da sua série preferida. Talvez outro exemplo disso, mas de forma contrária, seja o pé de moleque. Quero dizer, o pé de moleque não é algo que as pessoas adorem, eu pelo menos nunca conheci uma pessoa cujo prato predileto seja pé de moleque. Em junho, porém, época da festa Junina, o doce começa a ser vendido, e, por mais incrível que pareça, consumido. Isso acontece, por que essa é justamente a época de comê-lo, então as pessoas comem, como se fosse um combinado. Agora, nos meses sem festa junina, os comerciantes nem fazem o esforço de colocar o item a venda, ninguém vai comprar mesmo.

A mesma coisa acontece com a lentilha, prato comum no ano novo mas uma raridade nos outros dias do ano. Minha avó sempre diz: “Lentinha é quase igual feijão”, e é exatamente por isso que ninguém come, é quase igual, mas não é igual, feijão é melhor. A justificativa do consumo no dia 31 de dezembro, é que a lentilha traz fortuna, como se nos outros dias do ano ninguém quisesse dinheiro.

E a rabanada então? É o prato feito para os convidados das festas de Natal terem o que levar. Agora, se em qualquer outra festa, um convidado levar rabanadas, ele será visto como obeso ou simplesmente, judeu.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s