Um ex-planeta no divã

Foi num domingo, lembro como se fosse hoje, era um dia normal, nada de muito agitado, estava tranqüilo, silencioso, como se nada fosse acontecer, sabe? Mas foi a tarde, quase anoitecendo, que ele chegou… aquele canalha!

Tinha visto ele umas duas vezes, de bonezinho, prancheta, ar superior, era fiscal, um idiota completo… chegava, fazia meia dúzia de perguntas e ia embora, era um palhaço. Nesse dia, ele chegou pra mim falando: “Quem é você?”. Porra! Como assim “quem é você?”, ele já tinha falado comigo! Eu estava lá faz tempo! E ele vem com o nariz empinado perguntando isso? Quem ele pensa que é?

Olhei pra ele e disse: “Como assim?… Eu sou o Plutão…” e ele respondeu: “Ah é… o tal do Plutão, é que você fica aqui longe e eu esqueço.” Filho da mãe! Me falava isso que se falasse com um qualquer… nem olhava na minha cara, sabe? Não tinha o menor respeito. Foi aí que ele começou a falar todo aquele negócio que eu nunca vou esquecer: “Então Plutão, aconteceu um negócio aí, e… meio complicado de falar, mas o pessoal da fiscalização andou tendo umas reuniões, conversando com a direção também e a gente chegou a conclusão de que você é muito pequeno comparado aos outros planetas… Não que isso seja um problema, mas é que fica chato com o outros planetas, entende? Eles ficam achando que ser planeta é mole, qualquer um pode ser, e tal. Então pra dar uma amenizada na situação a gente decidiu te passar de “planeta” pra uma nova categoria aí que é “planeta anão””. Depois de falar isso ele ficou olhando pra minha cara, se achando o máximo, achando que mandava naquele pedaço, e ainda falou: “Então, amanhã eu volto pra te trazer seus novos documentos, seu uniforme e tal, ok?” Ok, o escambau!  Você acha que eu ia achar aquilo “ok”? Depois de tantos anos sendo um planeta comportado? Nunca fiz mal a ninguém e o cara vem falar essa de “planeta anão”? Porra, eu posso ser baixinho, mas isso é um puta preconceito, não acha? … Desculpe doutor, mas é difícil lembrar essas coisas sem se irritar…

Bom, dia seguinte foi ainda pior, logo de manhã aquele fiscalzinho chegou, me fez preencher uma papelada e me entregou meus novos pertences. Depois disso fui conhecer o novo pessoal, os “planetas anões”… um mais estranho que o outro, eu comecei a me sentir fora do meu mundo, sabe? O tal Éris, não sei se você conhece… é um filho da puta de mão cheia, já chegou se achando : “Quer dizer que é você o Plutão? Tu é baixola ein!” O cara ta lá, é “planeta anão” a sei lá quantos anos, e vem com essa pra cima de mim? Ah, vai se catar! E sem falar nos outros… O Makemake parece retardado, o Haumea é aquele cara que faz só faz piada idiota e fica se achando o pegador, e o Ceres fica sempre meio isolado, misterioso, não fala com ninguém, estranhão, sabe?

Mas o mais difícil foi a rejeição dos outros planetas, os que eu achava que eram meus amigos… O Venus não olha nem na minha cara mais. E você não vai acreditar, mas os caras começaram a chamar o Urano pra noite do truco! O Urano! Puta cara mala! Eu não acreditei quando fiquei sabendo… Aposto que foi idéia do Saturno… aquele anel lá nunca me enganou… bicha…

– Se acalme Plutão, sem partir para desinteligência…

E a Terra então? Se achando a populosa, a “habitada”… dá nojo até. Aliás, se Marte vier hoje com aquelas piadinhas, eu meto a mão na cara dele!

– Plutão, tome mais um gole do seu chá de camomila…

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

