Ser legal virou noticia

A recente visita do papa Francisco ao Rio de Janeiro gerou uma infinita quantidade de noticias e comentários na mídia brasileira. Só se ouvia falar disso, era como se tudo o que acontece tivesse menos importância.

O que mais me chamou atenção, porém, foi o gigantesco número de pessoas impressionadas com a simpatia do papa. Não sei se só eu vi isso, mas me parece que existiu um assombro geral com o fato simplesmente de um santo padre ser um cara legal. Era só o que se ouvia enquanto ele esteve aqui, e sempre com um tom espantoso. Os jornalistas e apresentadores de TV estavam sempre embasbacados, repetindo as mesmas coisas. “Esse papa é um exemplo de simpatia”, “O papa é demais”, “Ele cumprimenta todo mundo”, “Sempre sorrindo”.

Cheguei até a ouvir: “Ele, que poderia não ser assim …”. Obvio que não! Ele é o papa! O emprego dele se baseia em ser legal! Ele é o primeiro cara que eu espero que seja legal no mundo! Na minha cabeça não há ninguém na frente do papa na lista de pessoas obrigadas e serem legais!

Não vou dizer que todos os papas da história foram simpáticos e super gente-boa, claro que não. Também não posso negar que nosso irmão Francisco é um cara bacana, alegre, totalmente firmeza, mas espera aí, isso é o trabalho dele, nada mais que o normal. Os papas mal-humorados que estavam cumprindo mal o seu dever e foram claramente demitidos por debaixo dos panos do Vaticano.

Me assusta as pessoas festejarem que alguém que precisa ser legal, é. Não é tão difícil ser legal pessoal, é só tentar um pouquinho, de verdade mesmo. Isso mostra como está raro ver pessoas legais, quando acontece vira imediatamente noticia de jornal.

Aliás, vi uma mulher no jornal da televisão que gritava: “O papa me deu jóia! Fez jóia com o dedo! Ele me deu jóia!”. Me acordem quando o papa chegar com a cara fechada no papamóvel saudando a todos com os dois dedos médios erguidos. Caso contrário, não é noticia. 

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

