Banca 2.0

Não sei bem o que aconteceu, mas parece que ultimamente banca de jornal anda com uma mania estranha de grandeza. É cada vez mais raro ver aquelas casinhas metálicas com uma revista aqui e outra ali. Agora é tudo mini shopping center, como se as bancas tivessem apertado aquele botão supersônico dos Power Rangers e se transformado em megazords.

Não foi minha intenção dificultar a vida do leitor com essa citação anos 90, mas é que, pra mim, também está difícil entender essa situação toda. De repente as bancas de jornal, famosas pela pequenez simpática que ostentavam, mandaram tudo ao raio que o parta e decidiram que passariam a vender cachecóis de times, miniaturas de aviões militares, frigobares do Romero Britto, terrenos em Pirapora do Bom Jesus, e todo tipo de treco que parece não ter relação com o conceito banca de jornal.

É a crise do noticiário impresso, dizem. Desde o momento em que o caderno de economia virou banheiro de animal de estimação, e que o caderno de esportes passou a ser usado somente pra embrulhar vasos, os singelos quiosques tiveram que se reinventar. Passaram, então, a vender o que desse na telha.

Acho triste. Lembro da banca do Miguelas, na Vila Beatriz, onde meu pai ia conversar com seus amigos e eu ficava sentado, lendo gibis da Turma da Mônica. Lia todos e os devolvia na prateleira. Miguelas sorria e me dava bolachas maisena, sem se importar se eu pagava, sujava, ou fazia o que fosse com a revistinha. Agora, já imagino o dia em que as bancas de jornal terão catracas, comandas e serviço de valet.

É evidente que não tiro a razão dessa megalomania, é preciso sobreviver. Sou só um pouco nostálgico. Tenho apego às lembranças dos gibis, do chão encardido da banca, da bala de 5 centavos, das figurinhas do Brasileirão de 98. É preciso aceitar que tudo muda, uma hora ou outra, mas, pedindo licença pra soltar um clichêzinho, querer abraçar o mundo às vezes pode acabar com a gente.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

